As competências técnicas são um requisito básico. Mas se quiser ser um ativo valioso para seus clientes, concentre a atenção em construir um conjunto específico de conhecimentos e habilidades de consultoria capazes de transformar as competências técnicas em resultados para eles.
David Maister (adaptado)
Desenvolver Habilidades!

Há um conjunto de habilidades de consultoria independentes das competências técnicas, que são demandadas continuamente, e que a diferenciam de todas outras profissões. Parte significativa das dificuldades que enfrentamos com os clientes se origina do improviso com que essas habilidades são adquiridas e aplicadas. Que ninguém nos ouça, mas sabemos que é assim.

Mesmo quem não é consultor convive hoje com a obrigatoriedade de produzir resultados através de projetos internos, em estruturas horizontalizadas, de menor peso hierárquico. Este é um dilema para o qual as áreas de recursos humanos não têm uma boa resposta; os treinamentos comportamentais são úteis, mas estão longe de prover as capacitações apropriadas.

Como agravante, faltam fontes confiáveis que nos digam quais são essas habilidades. Basta pesquisar consulting skills no Google para compreender o tamanho da confusão. Mais difícil ainda será descobrir onde e como podem ser adquiridas.

Descrever necessidades que sejam entendidas igualmente por todos os envolvidos, definir resultados esperados que possam ser comprovados, delimitar escopos realistas, construir soluções viáveis, priorizar e sequenciar a implantação, conduzir retrospectivas em tempo de projeto, mediar conflitos e tantas outras são itens essenciais dentro da nova realidade do trabalho.

O que a Escola da Consultoria oferece?


Image

RELEVÂNCIA

Todas as habilidades desenvolvidas nas oficinas são essenciais para o seu sucesso na carreira da consultoria

Image

OBJETIVIDADE

Cada oficina trata de um único tema, do início ao fim, sem nada que distraia a sua atenção do desafio que precisa resolver

Image

RESULTADO

A finalidade das oficinas é resolver um problema imediato. A aprendizagem nasce do superação de desafios concretos


A aquisição de habilidades é o eixo principal da Escola da Consultoria. Com o tempo, elas constituirão um currículo completo de formação em diversos os níveis de maturidade, através de oficinas curtas, práticas e objetivas, concentradas em um único desafio de cada vez.

Os modelos e processos aprendidos nessas oficinas terão um amplo valor de tempo de vida; ao contrário das competências técnicas (cuja obsolescência é rápida) as habilidades de consultoria são duradouras, e se tornam cada vez mais eficazes na medida em que são aplicadas repetidamente.

A Escola da Consultoria não acredita em receitas prontas: embora as perguntas possam ser as mesmas, as suas respostas serão sempre pessoais.


Comece agora a desenvolver suas habilidades!